Parceria entre a Ágape Medicinal e a UFG debaterá a importância da planta para a pesquisa acadêmica e desenvolvimento da economia goiana
O vereador Lucas Kitão recebeu nesta terça-feira (12/11) a visita do fundador da Associação Goiana de Apoio e Pesquisa à Cannabis Medicinal (Ágape), Yuri Tejota, e da professora de Produção de Hortaliças da Escola de Agronomia (EA) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Abadia dos Reis Nascimento, que entregaram um convite para participar do 1º Simpósio de Cultivo de Cannabis Sativa para uso Medicinal no Cerrado: Potencialidades e Perspectivas.
O evento será realizado entre os dias 5 e 7 de dezembro de 2019 e conta com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, principalmente de outras Universidades renomadas no Brasil. Para o vereador, é fundamental aprofundar o debate sobre a utilização da Cannabis para fins medicinais, que já demonstrou que proporciona resultados positivos nos pacientes.
“Atualmente o mundo todo discute a potencialidade dessa planta e o Brasil não pode ficar de fora. As propriedades medicinais da Cannabis já mostraram que podem trazer muitos benefícios a pessoas sofrem com Alzheimer, crianças que possuem autismo, entre outras patologias”, destaca Kitão.
No Simpósio estarão reunidos profissionais da área da Agronomia, Medicina, Farmácia, além de instituições públicas e privadas, para contribuir com o debate. “Queremos explicar para o poder público que o cultivo é necessário e que tem como ser feito de forma regulamentada, que pode auxiliar a impulsionar a indústria, os players que vão produzir desde o sumo e os nutrientes, soluções. Queremos ressaltar que não é só uma questão medicinal, mas também tem grande potencial econômico e industrial”, pontuou Yuri Tejota.
Segundo Abadia dos Reis, a academia também tem muito a contribuir. “É um ambiente em que podemos tirar todas as dúvidas. É uma planta que tem mais de 100 princípios ativos, e apenas dois são mais famosos, e a ideia estarmos ajudando a cadeia produtiva, com produto que é acessível à comunidade e com custo em conta”.
Além de multidisciplinar, o evento será realizado no Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), em Goiânia.